Avançar para o conteúdo principal

Edwin Gordon na Gulbenkian

Edwin Gordon vai estar na Gulbenkian no próximo fim de semana.

Edwin Gordon. Depois de ter realizado a sua formação como contrabaixista na Eastman School of Music, integrou a famosa banda de jazz de Gene Krupa, prosseguindo a sua formação científica na Universidade de Iowa. Foi professor em três prestigiadas universidades americanas, desempenho pelo qual foi agraciado com diversos prémios de mérito científico e académico.Tem uma vasta participação em revistas de investigação especializadas, sendo um conferencista de renome mundial. Criador de uma teoria de aprendizagem musical e co-autor do currículo de iniciação instrumental Jump Right In, Edwin Gordon é internacionalmente reconhecido como um dos maiores pedagogos da actualidade.

Através de rigorosa e extensa investigação, tem dado contributos significativos em áreas como o estudo das aptidões musicais, estádios e tipos de audiação, teoria de aprendizagem musical, ritmo, movimento e improvisação musical.

Publicou vários livros, dois dos quais traduzidos e editados pela Fundação C. Gulbenkian: "Teoria de Aprendizagem Musical", "Competências, Conteúdos e Padrões" e "Teoria de Aprendizagem Musical para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-escolar".

Além do trabalho de orientação de inúmeras teses de doutoramento no campo da Psicologia da Música e da Educação Musical, o professor dedica-se há mais de 30 anos ao estudo do desenvolvimento musical de crianças recém-nascidas e em idade pré-escolar. O seu contributo nesta área de estudo é absolutamente inovador e sólido.

O seu trabalho tem sido divulgado em Portugal desde 1994, marcando decisivamente as práticas educativas e artísticas do panorama musical português.

Todos os que puderem, inscrevam-se na conferência!

Organização
CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, 26 C
1069-061 Lisboa

Secretariado: Cristina Cota (tlf.: 21 7942043 / email: cesem@fcsh.unl.pt)

PVS