Avançar para o conteúdo principal

Balanço de formação em acolhimento prolongado de crianças e jovens

O primeiro curso de formação "Intervenção Terapêutica e Educativa em Unidades de Acolhimento Prolongado de Crianças e Jovens" terminou ontem em Leiria. O balanço é manifestamente positivo, realçando-se a motivação e interesse do grupo pela temática e a aquisição de um conjunto de ferramentas teóricas que nos parecem úteis para este contexto específico de intervenção.

O grupo de formandos destacou como pontos positivos os tópicos relacionados com a gestão das equipas de prestadores de cuidados, e dos modelos de gestão da autoridade, sublinhando-se a importância de supervisão externa.

Foi também referido que ficou claro que nem toda a comunicação é consciente e que existem elementos inconscientes que devem ser alvo de atenção e reflexão.

Foi indicado como ponto mais fraco ou limite da formação, a falta de mais espaços de aprendizagem experiencial, destacando-se a ideia de que só se aprende o que de alguma forma nos diz respeito.

Resta um obrigado ao grupo de formandas pelo muito que me permitiram aprender. Fica prometido que em breve nos iremos reencontrar para um workshop de natureza mais experencial.

PVS