Avançar para o conteúdo principal

Perigos na net

Já cheguei a Londres e já estou online... vantagens de um mundo cada vez mais interligado. Ah! E já tive tempo de deixar uma mensagem no Twitter no decorrer do meu passeio em Regent Street hoje à tarde.

Mas afinal o que é que o meu post tem a ver com crianças em perigo?

O meu passeio pelas ruas de Londres fez-me perceber que cada vez mais os nossos adolescentes são semelhantes e partilham uma "global culture" na qual as redes sociais Hi5, Facebook e outras se tornam veículos de comunicação e transmissão de valores. Nestes redes milhares de jovens encontram outras pessoas com quem se identificam e com quem partilham experiências boas e más.

A internet transformou-se num palco relacional gigante onde se jogam todo o tipo de valores e ideias e nesse sentido é um maravilhoso mundo novo no qual podemos crescer ou violentamente morrermos atrás de pensamentos destrutivos.

Não podemos deixar de pensar no impacto positivo de programas como o E-escolas ou E-escolinhas. Contudo preocupa-nos imenso a atitude leviana de entregar computadores com acesso à internet a crianças e jovens com perturbações emocionais e do comportamento, e com pouco ou nenhum contexto emocional contentor. E cuidado com o discurso da igualdade de oportunidades: um computador por criança independentemente do seu background poderá ser imensamente perigoso.

PVS