CriançaSemRisco

sábado, 11 de abril de 2009

Recordar Isabel Menzies Lyth

Isabel Menzies Lyth foi uma das autoras que mais influenciou a área das instituições terapêuticas para crianças e jovens com um conjunto de artigos a documentar o seu trabalho de consultoria.

Estes artigos foram posteriormente publicados em colectânea no seu livro "Containing Anxiety in Institutions", editado em 1988 pela Free Association Books.

Trabalhando durante longos anos como consultora em várias instituições para crianças e jovens com dificuldades emocionais e do comportamento, alguns dos seus textos sobre esta temática rapidamente se tornaram clássicos.

O seu trabalho na Comunidade Terapêutica Cotswold merece ser lido com atenção, principalmente o seu trabalho com a equipa da comunidade e a forma como em conjunto alteraram a forma de funcionamento.

No seu texto de 1985 "The development of the self in children in institutions", Menzies descreve o processo de consultoria e como este ajudou a definir os limites da instituição de forma a ajudar as crianças a terem uma sensação de contenção. Este texto é ainda essencial por abordar temas tão importantes quanto autoridade e limites.

Falecida no início de 2008, o trabalho de Menzies continua a ser tão relevante hoje como no dia em que foi publicado. Aproveitamos para deixar um link para um resumo do seu trabalho publicado no Independent.

TSM