Avançar para o conteúdo principal

Diário da Conferência da ISPSO em Toledo Dia - 3

O Segundo dia do Símpósio da ISPSO, foi sem sombra de dúvidas marcado pela gestão dos nossos índices de ansiedade e com a apresentação do nosso “paper”. Acordámos sedo, ansiosos, cansados, mas ao mesmo tempo entusiasmados por apresentarmos as nossas ideias e obviamente apreensivos com a recepção das mesmas.

Tivemos duas horas a realizar uma revisão do inglês do texto base com a Marlene Spero que era a facilitadora no nosso paper. Trabalho intenso mas bastante produtivo, muito ao estilo inglês desmontar ideias e reconstruir no máximo de educação elogiando sempre o trabalho – uma honra para nós. Às 11.45h apresentamos o nosso trabalho a sala estava bem composta o que agradou-nos bastante atentos à concorrência em salas paralelas (Burkard Sievers, Howard Schwarts, Simon Western, Giles Arnaut e Frunge). A apresentação correu bem, sempre um bocadinho tremida no inglês, principalmente no meu, o Tiago sempre bastante melhor, mas acho que as principais ideias conseguiram passar. O debate de 45 min. aproximadamente, foi bastante participado e com muitos bons feedbacks, que permitem evoluirmos no nosso trabalho e na estruturação das nossas ideias. Acho que estamos a meio caminho para termos um bom paper para possivelmente submetermos para publicação.

À tarde já mais tranquilos dividimo-nos pelo paper do Herbert Hein (um histórico do Cassel Hospital) e pelo paper da Angela Eden. Eu foi ao paper da Angela, simplesmente fantástico, simples claro e preciso, colocando em evidência os conjunto de dilemas éticos que o consultor organizacional todos os dias enfrenta, no dilema constante entre escavar mais as “frechas organizacionais” na procura de sentidos mais profundos ou pelo contrário na atitude conservadora de reparar de imediato as “frechas organizacionais” que vai encontrando. Pessoalmente fica a sensação de uma apresentação de uma verdadeira honestidade, na qual ressalta a autenticidade do trabalho de um consultor organizacional de inspiração psicanalítica.

O Tiago irá adicionar os comentários sobre o paper do Herbert Hahn.

PS: nós temos os abstract de todos os trabalhos e os contactos de todos os participantes, se alguém quiser ter acesso a um trabalho específico nós podemos tentar arranjar o trabalho.

Pedro