Avançar para o conteúdo principal

Recomendações da APA em matéria de avaliações psicológicas na protecção infantil

Em contexto actual de formação, tive conhecimento (ingénuamente) pela 1ª vez, sobre o documento da Associação Americana de Psicologia (http://www.apa.org/) intitulado"Orientações para Avaliações Psicológicas em matéria de Protecção Infantil".

Deste documento, para além das 17 pertinentes recomendações dirigidas aos profissionais da área de Psicologia, no que se refere à prática de diagnóstico e avaliação psicológica em contexto jurídico de abuso e maus-tratos infantis, retiro 5 vitais questões inscritas no texto, que eu recomendo a todos os profissionais que na sua área profissional utilizem entrevista ou diagnóstico psico-social, em matéria de protecção de menores:

1. "Até que ponto foi o bem-estar psicológico da criança afectado?"
2. "Quais serão as intervenções terapeuticas mais recomendáveis para auxiliar a criança"
3. "Poderão os pais vir a ser tratados com sucesso evitando-se maus-tratos no futuro? Em caso afirmativo, de que forma? Em caso negativo, quais as razões?"
4. "Qual seria a consequência psicológica na criança se for separada dos pais ou se os direitos dos pais se extinguirem?"

Parece-me ser um simples mas clarividente ponto de partida, para a difícil tarefa que nos surge sempre a seguir nas nossa actuações profissionais.

Nuno Francisco