Avançar para o conteúdo principal

Workshop no Porto

No último sábado tive a oportunidade de passar o dia no Porto a dinamizar um workshop sobre Acolhimento Terapêutico de Crianças. Antes demais é preciso sublinhar que ir ao Porto é sempre uma experiências fantástica, pela hospitalidade e pelas Francesinhas.

Referi num post anterior que estava apreensivo face à aceitação do termo / conceito de Acolhimento Terapêutico por parte dos colegas do norte. Disparate o meu!!!

O grupo de trabalho cedo revelou ter uma leitura muito precisa e compreensiva das crianças que actualmente encontram-se em acolhimento residencial, tendo bem presente as suas necessidades emocionais específicas, neste sentido era já muito evidente para grupo a necessidade das Instituições de Acolhimento serem pensadas enquanto espaços terapêuticos.

O Workshop na minha opinião foi uma excelente oportunidade de aprendizagem (pelo menos para mim) e estou cada vez mais certo que as nossas instituições estão cheias de profissionais com muita competência e disponibilidade para as qualificar.

Pedro Vaz Santos