Avançar para o conteúdo principal

Conferência em reconhecimento de Bob Hinshelwood

Estive este fim de semana na Universidade de Essex a assistir à conferência em reconhecimento do trabalho de Bob Hinshelwood, Professor do Centro de Estudos Psicanalíticos da Universidade de Essex. Bob teve um precurso notável e marcante em várias àreas, cada uma das quais foi alvo de um painel.

Psiquiatra, psicanalista e autor de diversos livros traduzidos em mais de 10 línguas, durante muitos anos trabalhou no departamento de psicoterapia da North London Psycotherapy Clinic e foi director clínico do Cassel Hospital, uma famosa comunidade terapêutica de inspiração psicodinâmica para famílias, adolescentes e adultos.

Fundou e presidiu a Association of Therapeutic Communities e foi editor da revista International Journal of Therapeutic Communities. Fundou ainda o British Journal of Psycotherapy e a revista Psychoanalysis and History.

Para o tema das crianças em risco, apesar de não ter contribuído directamente, publicou um livro What happens in Groups que é notável para quem trabalha em instituições. Rapidamente se tornou um clássico e é regularmente citado por autores que se dedicam ao trabalho com crianças acolhidas em instituições.

É de referir que a conferência estava cheia de colegas, alunos e das pessoas que com ele colaboraram ao longo dos anos, vindas de vários países como Ucrânia ou Grécia, o que só atesta a sua capacidade de se relacionar e criar uma forte impressão em todos os que com ele contactaram no seu precurso.

TSM