Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2009

Uma escola inclusa

A ideia de uma escola inclusa, na qual a diversidade da sua população é interpretada por alunos e professores como um recurso de aprendizagem, é um princípio, na nossa opinião, pelo qual vale a pena lutar. Contudo devemos ter bem presente que esta máxima ideológica exige um enorme esforço técnico e de gestão de processos de aprendizagem. O esforço que aludimos fica mais claro ao afirmarmos que incluir não é "dar o mesmo a todos", é pelo contrário "dar coisas diferentes" a todos, de forma a satisfazer as necessidades heterogéneas de uma população diversificada. Só se dando respostas diversificadas é que se desenvolve um sitema que promove oportunidades iguais. PVS

Mais e mais centros de acolhimento

Continua-nos a surpreender o número crescente de centros de acolhimento temporários para crianças em risco. É raro o mês em que não somos contactados ou não tomamos conhecimento de um novo projecto para um centro de acolhimento. Não teremos já o número de centros de acolhimento suficientes em Portugal? Será que é estratégico aumentarmos o número de vagas de acolhimento institucional? Esta não é uma política contraditória à política de desinstitucionalização de crianças defendida pelo Governo? Não seria mais oportuno financiar a criação de equipas de apoio às famílias em meio natural de vida ou a criação de equipas de enquadramento de famílias de acolhimento? Não sei... Estas são um conjunto de questões que deixamos em aberto. PVS

Qualidade no acolhimento de crianças

O Instituto de Segurança Social editou um conjunto de seis produtos na área da Gestão da Qualidade de Respostas Sociais, três destinados aos Centros de Acolhimento Temporário e outros três destinados aos Lares de Infância e Juventude. À primeira vista, alguns dos produtos parecem exaustivos, contudo vale a pena a impressão dos documentos e o seu estudo. Podem realizar o download aqui . Aguardamos com apreensão que o Governo publique as regras e procedimentos sobre a certificação de qualidade das respostas sociais. PVS

Acolhimento familiar

O acolhimento familiar é garantidamente uma área que irá desenvolver-se rapidamente em Portugal, um pouco à semelhança do que aconteceu nos diferentes países europeus e mais recentemente em Espanha. O material técnico, nomedamente livros e programas de formação de famílias, praticamente ainda não existe em Portugal, por isso fica a sugestão de um site inglês, o BAAF - Adoption & Fostering , dedicado à temática da adopção e acolhimento familiar, onde poderão encontrar um conjunto vasto de recursos técnicos. PVS

Acolhimento terapêutico de crianças

Umas das instituições de referência na área do acolhimento terapêutico de crianças vítimas de abusos, negligência e outras formas de maus tratos é a The Mulberry Bush School no Reino Unido. Esta instituição fundada no decorrer da II Guerra Mundial por Barbara Dockar-Drysdale matém-se hoje como um marco de referência para todos os que acreditam que as dimensões relacionais são fundamentais no trabalho com crianças com perturbações emocionais e do comportamento. A Labirintos Coloridos Consultores está a organizar uma viagem a esta magnífica instituição, e embora já não haja vagas, sugerimos uma visita ao site da visita (clicar aqui ) onde poderão encontrar alguns textos de referência. Aqui fica também um pequeno vídeo do YouTube referente à instituição. Ainda não há certeza, mais possivelmente haverá uma segunda viagem entre Outubro e Dezembro deste ano. PVS