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Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2009

Aprender de forma experiencial

Uma das coisas que melhor caracteriza o modelo da Tavistock é a capacidade de criar espaços e ambientes de aprendizagem sem existir a necessidade da construção de relações de ensino directivas do tipo "eu falo e tu ouves". A Tavi é exactamente conhecida pela capacidade de colocar os seus formandos a pensar e a viver um conjunto de situações emocionalmente exigentes que obrigatoriamente levam à aprendizagem. Ontem pude verificar que o modelo de Group Relations, da conferência, pela ausência de apresentações téoricas (método expositivo) e pela não directividade que encerra, assusta muita gente. Ansiedade que ao longo do dia se vai transformando em motivo de análise e reflexão numa cultura aberta de análise por parte do grupo alargado e dos diferentes sub-grupos. Ontem aprendi bastante sobre exercício de autoridade, negociação e representatividade. Levataram-se questões pertinentes de legitimidade em grupos e de organização de sistemas de decisão. Hoje o trabalho continua... Não

Perigos na net

Já cheguei a Londres e já estou online... vantagens de um mundo cada vez mais interligado. Ah! E já tive tempo de deixar uma mensagem no Twitter no decorrer do meu passeio em Regent Street hoje à tarde. Mas afinal o que é que o meu post tem a ver com crianças em perigo? O meu passeio pelas ruas de Londres fez-me perceber que cada vez mais os nossos adolescentes são semelhantes e partilham uma "global culture" na qual as redes sociais Hi5, Facebook e outras se tornam veículos de comunicação e transmissão de valores. Nestes redes milhares de jovens encontram outras pessoas com quem se identificam e com quem partilham experiências boas e más. A internet transformou-se num palco relacional gigante onde se jogam todo o tipo de valores e ideias e nesse sentido é um maravilhoso mundo novo no qual podemos crescer ou violentamente morrermos atrás de pensamentos destrutivos. Não podemos deixar de pensar no impacto positivo de programas como o E-escolas ou E-escolinhas. Contudo preocupa

Quatro dias em aprendizagem

Nos próximos 4 dias vou estar por Londres e por isso é provável que não actualize o blog. Irei frequentar uma conferência experencial sobre o trabalho interinstitucional e em parceira na área de protecção de crianças. Depois darei feedback aqui no blog. PVS

Workshop em acolhimento terapêutico com David Millar

A Labirintos Coloridos Consultores está a organizar um workshop sobre acolhimento terapêutico de crianças e jovens em perigo. O workshop será dinamizado por David Millar , responsável pela Foundation Degree da Universidade de Essex em acolhimento terapêutico. O workshop será dia 9 de Maio no IPJ em Lisboa. Poderá consultar o programa e mais informação aqui . PVS

Baby P

O relatório relativo à morte de Baby P será hoje apresentado no Reino Unido como noticia a edição de hoje do jornal Público. Aparentemente as conclusões apontam para dificuldades burocráticas e problemas de comunicação ao nível da articulação das diferentes entidades parceiras que intervêm no sistema de protecção. A ser assim, surgem uma série de questões ao nivel de gestão e liderança de parcerias que trabalham com variáveis emocionais e de risco, como é o caso das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens. Aguardamos atentamente pela publicação do relatório, e o mais cedo possível iremos colocar um link neste blog para o documento. PVS

Abuso sexual

Infelizmente esta semana veio a público mais um caso de abuso sexual intrafamiliar com contornos graves. Esta é uma das formas mais traumáticas de maus-tratos No caso concreto, independentemente dos contornos do abuso que desconhecemos, o sistema de justiça decidiu pela prisão preventiva dos progenitores (aparentemente indiscutível), o que introduz uma separação entre a criança e a família que deve ser levada em conta por quem tem a função de proteger a criança. O que devemos manter presente é que, independentemente dos contornos do abuso sexual, permanece a necessidade de se trabalhar a dinâmica familiar. Se negligenciarmos o trabalho de reorganização e de luto da dinâmica familiar não dando oportunidade à criança de pensar o que aconteceu, teremos somente uma criança parcialmente protegida. A criança fica protegida do abuso sexual mas permanece exposta a uma história que não compreende, normalmente regida por uma dinâmica de secretismo, dificilmente verbalizável. É esta história inco

Stop Corporal Punishment

A Euronet lançou uma nova campanha de prevenção do castigo físico. Visite o site e colabore aqui . PVS

Acolher bem é acolher bem as famílias

Uma prova do aumento da maturidade do nosso sistema de protecção é a progressiva defesa do bom acolhimento das famílias nas instituições que acolhem crianças como é o caso dos CAT (Centros de Acolhimento Temporário). Infelizmente até há bastante pouco tempo imperou uma lógica maniqueísta na qual a família era sempre tida como a má da fita de quem se tinha de separar o mais possível a criança. É esta mesma lógica que explica a emergência de sucessivos centros de acolhimento em zonas rurais distantes dos centros urbanos e com poucas acessibilidades ao nível de transportes. Aliás, vigorou até há algum tempo a prática perversa de colocar as crianças pequenas longe da família, criando situações de abandono forçadas pela geografia. Quantos pais do centro e norte do país viram os seus filhos colocados no Algarve ou noutros distritos, impossibilitando-lhes de imediato o bom acompanhamento? Estou certo que muitos. Felizmente cada vez mais as instituições percebem que acolher bem uma criança é a

Magalhães e os pseudoriscos

A notícia do dia é a existência de erros ortográficos num dos programas da versão OpenSource do computador Magalhães. Notícia que é apresentada em tom trágico e verdadeiramente desproporcionado, só compreendido pela dimensão política que o projecto do Magalhães tem tido. Contudo devemos sublinhar uma das dimensões que nos parece mais inovadora no projecto do Magalhães e que infelizmente se vê colocada em causa com esta recente polémica... Quem já ligou um computador Magalhães sabe que de forma inovadora este computador vem com dois sistemas operativos, o Windows da Microsoft e o Linux ( Caixa Mágica ). A maioria das famílias e dos cidadãos possivelmente não valoriza muito esta dimensão do projecto. Contudo esta parece-nos ser uma das dimensões economicamente mais estratégicas do projecto. Todos nós, nas últimas duas décadas nos habituámos de forma quase dependente ao Windows e a um conjunto de programas de Microsoft para realizar um conjunto de operações informática básicas como editar

Seminário Expo Criança "Acolhimento Residencial + Acolhimento Familiar"

O Seminário " Acolhimento Residencial + Acolhimento Familiar - Tudo é Bom Quando se faz Bem " da responsabilidade do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, no âmbito da Expo Criança 2009, surpreende pela inovação do discurso na área da protecção. Pela primeira vez observamos uma paridade entre as duas modalidades de acolhimento de crianças, sem preconceitos nem fanatismos, o acolhimento familiar ao lado do acolhimento residencial,as duas medidas a caminho da especialização e do acolhimento terapêutico. Com agrado vimos ser afirmado que um sistema de protecção só baseado na adopção como resposta alternativa ao crescer no seio na família biológica é um sistema redutor e discriminatório, atentos ao facto de que só uma minoria de crianças é adoptável. O tom do seminário ficou ainda mais enriquecido quando ouvimos o discurso ousado de Ana Moutinho - que subscrevemos na totalidade - no qual se afirma que acolher uma criança deve ser acompanhado sempre por um "

Novos artigos sobre o trabalho da The Mulberry Bush School

Colocámos online dois novos textos de reflexão sobre o trabalho da comunidade terapêutica para crianças The Mulberry Bush School . Sendo textos recentes de John Diamond, actual CEO da instituição, transmitem de uma forma clara o trabalho desta escola com crianças com dificuldades emocionais, sociais e do comportamento. Chamamos a atenção para o texto " Therapeutic environments - What helps, what hinders? " onde são discutidos os factores que ajudam e dificultam o trabalho nesta comunidade. Os textos encontram-se aqui . Boas leituras. TSM

Escolas de 2.ª Oportunidade

O insucesso e o abandono escolar são um dos grandes riscos da crianças da nossa sociedade. Num tempo em que os modelos económicos mudam rapidamente e existe uma progressivo apelo às qualificações técnicas da população activa, a escola enquanto instituição qualificante volta a estar no topo das prioridades. Trabalhar com crianças que falharam sucessivamente na escola por diversas razões e que não encontram dentro delas a estabilidade emocional que alimente com naturalidade a curiosidade sobre o mundo, é trabalhar com crianças que necessitam de uma escola adaptada. A E2C-Europe é uma rede europeia de escolas de segundas oportunidades na qual se agrega a massa crítica das boas práticas. Vale a pena explorar. PVS

IV Colóquio Europeu de Psicologia e Ética - Psicologia e Direitos Humanos

TSM

Toquinho - Aquarela

Para iniciar o dia com optimismo e esperança... Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio " Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo... Corro o lápis em torno Da mão e me dou uma luva E se faço chover Com dois riscos Tenho um guarda-chuva... Se um pinguinho de tinta Cai num pedacinho Azul do papel Num instante imagino Uma linda gaivota A voar no céu... Vai voando Contornando a imensa Curva Norte e Sul Vou com ela Viajando Havaí Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela Branco navegando É tanto céu e mar Num beijo azul... Entre as nuvens Vem surgindo um lindo Avião rosa e grená Tudo em volta colorindo Com suas luzes a piscar... Basta imaginar e ele está Partindo, sereno e lindo Se a gente quiser Ele vai pousar... Numa folha qualquer Eu desenho um navio De partida Com alguns bons amigos Bebendo de bem com a vida... De uma América a outra Eu consigo passar num segundo Giro um simples compasso E num c

Life Story Work... dois livros a não perder!

Quem já trabalhou em processos de adopção de crianças em idade escolar sabe como é importante a realização de um intenso trabalho de luto que permita à criança a reorganização do seu mundo interno e em particular da sua história de vida. Esta é um trabalho minucioso de natureza terapêutica que pode ser auxiliado por um conjunto de técnicas psicopedagógicas que podem ser trabalhadas em contexto de acolhimento. Existem dois livros sobre trabalho de história de vida particularmente interessantes: Rose, R. & Philpot, T. (2005).  The Child's Own Story: Life Story Work with Traumatized Children . London: Jessica Kingsley Publishers. Ryan, T. & Walker, R. (2007). Life Story Work: A practical guide to helping children understand their past . London: BAAF. Em Novembro de 2009 está agendado um workshop com Richard Rose. Fiquem atentos! Em breve iremos disponibilizar mais informação sobre este evento. PVS