Avançar para o conteúdo principal

Relógio de Areia e Rede Laços

O meu silêncio prolongado no Blog, infelizmente não se deveu a férias. O verão foi de adaptação a uma nova instituição, Fundação “O Século” e a uma nova equipa de trabalho. Já tinha tido a oportunidade de partilhar que assumi a liderança na implementação de novos projectos o Relógio de Areia (Centro de Apoio à Família e Aconselhamento Parental) e a Rede de Laços (Serviço de Acolhimento Familiar).

O Relógio de Areia (CAFAP) pretende ser um serviço especializado em trauma e violência familiar que irá trabalhar prioritariamente com as famílias e crianças vítimas de maus tratos e experiências traumáticas residentes na área de Cascais / Oeiras. O Centro irá dispor de um conjunto de respostas terapêuticas que irão adequar-se às necessidades específicas de cada criança e família. Para despertar a curiosidade vou mencionar algumas respostas inovadoras que estamos a desenvolver: grupos lúdicos pais – criança, arte-terapia, trabalho de história de vida ou terapia multi familiar.

A outra paixão é a Rede de Laços, um serviço de acolhimento familiar, alternativo ao acolhimento institucional, no qual a Fundação “O Século” irá ficar responsável por Captar, Formar e Seleccionar uma bolsa de famílias de acolhimento, disponíveis para acolher transitoriamente crianças em perigo. Durante o acolhimento a equipa da Fundação será responsável pelo acompanhamento da medida de colocação e por um conjunto de apoios educativos / terapêuticos que incluem a criança, família de origem e família de acolhimento.

Concluindo estou cheio de ideias, sonhos e teorias, tenho agregado informação sobre trabalho com famílias e sobre acolhimento familiar, tenho visitado instituições e tenho tentado aprender muito. Prometo que vou tentar partilhar mais do meu novo percurso agora mais distante do acolhimento institucional para que os leitores do blog possam ir seguindo o percurso e idealmente extraindo ideias para a sua prática.

ah!! já me esquecia de referir… Inscrevi-me numa formação Marlborough Family Centre em Londres, sobre Terapia Multi Familiar (MFT) com o Eia Asen, portanto em breve vou para Londres e vou dando notícias desta formação.

Pedro Vaz Santos