Avançar para o conteúdo principal

XVIII ISPCAN International Congress on Child Abuse and Neglect (2010)

Estou há umas semanas para escrever estas linhas. Tal demora em partilhar algumas coisas que retirei do XVIII Congresso Internacional da ISPCAN - International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect advém do facto de este ser um daqueles congressos que nos marcam e cujas aprendizagens que deles retiramos demoram o seu tempo a “digerir” mentalmente e a arrumar na secretária.

O mesmo já me havia acontecido com o congresso regional da ISPCAN a que assisti na FIL de Lisboa em 2007 (+info). O que me cativou desde então na ISPCAN é a sua natureza multidisciplinar que se reflecte nas publicações e eventos. Partindo da promoção dos direitos da crianças, e adoptando este carácter holístico, a ISPCAN procura estimular a investigação e divulgação de práticas inovadoras de prevenção e tratamento relativos a todas as formas de crueldade para com crianças e jovens. Vale a pena espreitar o site oficial, conhecer melhor a actividade desta sociedade e ler as várias publicações que partilha gratuitamente. De entre as disponíveis, destaco "Preventing child maltreatment: A guide to taking action and generating evidence".

O congresso internacional da ISPCAN realiza-se de dois em dois anos e, em cada ano que separa os dois congressos internacionais, um outro congresso regional realiza-se na Europa, assim como noutras regiões do mundo. O próximo europeu será na Finlândia em Setembro de 2011 e o deadline para submissão de abstracts é 15 de Março (+info).


Mas voltando ao congresso internacional da ISPCAN de 2010. Realizou-se em Honolulu em associação com o Kapi’Olani Child Protection Center. À excepção de não conseguir encontrar o programa do evento online, nada tenho a apontar à organização. Gostava de partilhá-lo pois é sempre interessante folhear os programas e perceber o que se anda a pensar/fazer nas nossas áreas de interesse. Se alguém quiser ter acesso ao mesmo, pode contactar-me directamente. Por ora limito-me então a partilhar alguns documentos disponíveis online - uns mais recentes que outros - associados ao evento (para aceder basta clicar sobre os títulos) . Espero que vos sejam úteis. Boas leituras!

The State of the World's Children - Special Edition Celebrating 20 years of the Convention on the Rights of the Child (UNICEF) - Nota: Estatísticas disponíveis aqui.

Strengthening Families and Communities (US Dep. of Health and Human Services - Administration for Children and Families)

Adapting a Systems Approach to Child Protection: Key Concepts and Considerations (UNICEF & University of Chicago) - Nota: Embora a versão online esteja apresentada como draf, já confirmei e é igual à versão final em papel.

Strategic Information for Child Protection (UNICEF)

Protecting Children Journal (American Humane Association) - Nota: É possível fazer o download gratuito de vários documentos.

Information and Resources for Childwelfare Professionals (The California Evidence-Based Clearinghouse for Child Welfare)

ADC