Avançar para o conteúdo principal

Crianças em risco enchem hospitais

O conceito de criança em risco / perigo como todos os conceitos tem um dimensão social e cultural. Ser uma criança em perigo em Portugal não é o mesmo do que ser uma criança em perigo num país subdesenvolvido. A dimensão social dos conceitos levanta muitas questões e parece que relativiza a severidade das situações, mas pragmaticamente a realidade social é que determina o que é e não é aceitável.

O sistema português de promoção e protecção das crianças, colocado no terreno no início do século, deu por adquirido um conjunto de conquistas sociais, o direito à educação, o direito à saúde, o direito à alimentação. Direitos estes que nos dias de hoje estão claramente postos em perigo e que merecem um reflexão urgente.

Há uns dias ouvia alguns técnicos de saúde preocupados a dinamizarem acções de educação sexual nas escolas do 1º ciclo (acções pertinentes sem dúvida) nas mesmas escolas onde a saúde escolar já não consegue garantir consultas de Oftalmologia e onde o rastreio da visão e audição não estão garantidos. Ridículo!!!

Talvez seja altura de sem preconceitos voltarmos ao básico.

Crianças em risco enchem hospitais - Sociedade - Sol

PVS