Avançar para o conteúdo principal

Acolhimento terapêutico de crianças e jovens e trabalho terapêutico com suas famílias

Um caminho para o acolhimento terapêutico de crianças e jovens
Quarta-Feira, 13 de Junho de 2012

Temas
Acolhimento terapêutico de crianças e jovens; - Modelos de especialização dos Lares de Infância e Juventude; - Comportamentos desafiantes das crianças e jovens; - Liderança e autoridade dos educadores; - Construção de equipas terapêuticas; - Trabalho em grupo com crianças e jovens; - Equipas, acções e práticas no terreno.

Objectivos
Sensibilizar os participantes para a necessidade do acolhimento cumprir cada vez mais uma função terapêutica para as crianças e jovens. - Reflectir para a necessidade da especialização e mudança organizacional das instituições de acolhimento de forma a ajustarem-se às reais necessidades das crianças e jovens. - Melhorar as competências de construção de projetos de desenvolvimento de crianças e jovens em acolhimento.

Trabalho terapêutico com famílias em acolhimento de crianças e joven
Segunda-feira, 25 de Junho de 2012

Temas
Papel da família de crianças e jovens em acolhimento; - Trabalho e história de vida; - Preservação da reunificação familiar; - Famílias multiproblemáticas; - Trabalho em rede; - Avaliação e intervenção com famílias no âmbito de actuação do Sistema de Protecção de Crianças e Jovens; - Avaliação e suporte para a mudança (visitas à instituição, espaços de intervenção psico-educativa).

Objectivos
Sensibilizar os participantes para a importância que o trabalho com as famílias tem para a construção da identidade das crianças e dos jovens institucionalizados; - Sensibilizar os participantes para a co-construção dos projectos de vida com as famílias; - Desenvolver uma abordagem eco-sistémica e colaborativa no trabalho com famílias; - Reflectir sobre os modelos, estratégias e instrumentos de avaliação e intervenção com famílias.

Metodologia dos Workshops
Exposição de conteúdos, trabalhos e dinâmicas de grupo, discussão de casos, visualização de vídeos e role plays. Os participantes terão a oportunidade de participar num workshop com uma abordagem reflexiva e colaborativa, centrada nas soluções, com base na experiência de técnicos no trabalho com crianças, jovens e famílias em contexto de acolhimento.

Cartaz

Programa

Ficha de Inscrição

Os workshops serão facilitados por mim e espero que seja uma excelente oportunidade para voltar a trabalhar com os colegas do Norte com quem sempre aprendo.

PVS