Avançar para o conteúdo principal

Saudades da Casa Pia

Esta semana iniciei juntamente com o Tiago uma formação sobre acolhimento de crianças numa instituição. Por uma série de razões de contexto veio-nos à memória os dias fantásticos que passámos com as equipas da Casa Pia a refletir sobre acolhimento de crianças. Olhando para trás parece ontem, contudo o computador portátil novo nessa época hoje é um verdadeiro fóssil, a tentar sobreviver.

Nenhuma organização, nem nenhum grupo é igual, mas esta semana lembrei-me muito do primeiro grupo de formação da CPL. Um grupo que no primeiro dia estava relativamente céptico face aos formadores e ao programa, como se estivesse cansado de formações impingidas por uma qualquer direcção. Um grupo que tinha (corretamente) a certeza que é preciso viver o dia-a-dia de um Lar, para saber o que é trabalhar em acolhimento de crianças. Não sei por quais pós mágicos, quer eu quer o Tiago, ganhámos a confiança do grupo e tivemos a oportunidade única de trabalharmos lado a lado, com a equipa da CPL. Aprendemos toneladas de coisas nessa época. Depois, seguia-se outro grupo, e depois outro e depois outro. Já não tenho a certeza mas acho que demos formação a 10 ou 12 grupos.

Ficam as saudades e a certeza de que as equipas que conhecemos estão, independentemente dos contextos de crise e de dificuldades, a fazerem o melhor que sabem. Tenho a certeza que continuam a existir problemas, dificuldades e que o funcionamento organizacional ainda não é o sonhado, mas sem sombra de dúvidas que acredito que a meta está mais próxima.

Um abraço a todos os nossos ex-formandos.

PVS