Avançar para o conteúdo principal

Diferenças e semelhanças entre Bion e Winnicott - Conferência em Essex



Duas das maiores influências do acolhimento terapêutico de crianças e jovens com dificuldades emocionais e do comportamento foram sem dúvida Wilfred Bion e Donald Winnicott. Estes psicanalistas, através dos seus respectivos conceitos de Containment e Holding, marcaram muito do trabalho realizado com jovens em acolhimento terapêutico.

Apesar de Bion e Winnicott serem ambos psicanalistas, desenvolveram as suas ideias em tradições diferentes. Contudo, na literatura subsequente, os conceitos de cada um aparecem muitas vezes como sinónimos perdendo a riqueza e individualidade de cada um.

O Centre for Psychoanalytic Studies (CPS) da Universidade de Essex organiza no dia 15 de Março uma conferência dedicada aos pontos em comum e diferenças entre ambos estes conceitos, tão úteis na intervenção no terreno com crianças e jovens em perigo.

Quem puder dar um pulo a Inglaterra, aconselho vivamente que o faça pois as conferências do CPS costumam ser fantásticas e organizadas com um espírito de partilha único. Ainda por cima, tem uma introdução ao tema de Bob Hinshelwood, um dos fundadores da Associação Internacional e Comunidades Terapêuticas, e alguém que vale sempre a pena ouvir sobre estes temas.