CriançaSemRisco

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Um sapato para não esquecer o seu filho no carro









Não disponho dos números portugueses, mas nos EUA são cercas de 40 as vítimas que anualmente morrem por exposição a temperaturas extremas no interior dos veículos. Como refere a Kids and Cars, uma organização que se dedica à promoção da segurança rodoviária das crianças, mesmo o pai ou mãe mais cuidadosos podem ter um momento de esquecimento que em poucos minutos acaba em tragédia.

Uma noite mal dormida, uma alteração da rotina, a ida em piloto automático para o trabalho, um telefonema que distrai, uma criança que decide ir brincar para o carro da família no quintal e fica fechada inadvertidamente, etc..Os motivos podem ser os mais diversos e, nesta época do ano em que as temperaturas apertam, há que estar muito alerta. 

Na ausência de sistemas mais sofisticados - embora haja quem já esteja a desenvolvê-los, como mostra este vídeo -, ficam algumas sugestões simples.

Ao entrar no automóvel, deixe algo de que vai precisar quando sair do carro junto da criança no banco de trás (não necessariamente o sapato, como expresso no vídeo...), como a sua mala com a carteira, chaves ou material de trabalho.

Depois de sair do carro, verifique que as portas ficaram fechadas e guarde as chaves em local seguro.