Avançar para o conteúdo principal

Intervenção Terapêutica com Famílias no Âmbito do Sistema de Protecção - Porto

PORTO, 26, 27 E 28 DE FEVEREIRO

Os diferentes profissionais do sistema de proteção são diariamente desafiados a promover mudança nas relações e dinâmicas familiares de forma a conseguirem garantir a qualidade dos contextos de desenvolvimento. Este é um trabalho de particular complexidade uma vez que envolve clientes que nem sempre partilham a nossa ideia do que é o problema ou simplesmente porque se vêem obrigados a aderir à intervenção, não apresentando uma postura voluntária face ao processo de mudança.

A formação foi desenhada a pensar nos profissionais que, já tendo um bom conhecimento do sistema de protecção e dos seus vários contextos de intervenção com famílias, querem explorar os modelos mais recentes de intervenção terapêutica com famílias e reflectir sobre a sua aplicação no contexto do sistema de protecção.

Durante três dias os participantes poderão questionar novos paradigmas, observar vídeos de intervenção familiar e reflectir sobre a prática terapêutica com famílias.

Porque inscrever-me?


  • Reforçar as minhas ferramentas de intervenção com famílias no âmbito dos sistema de protecção.
  • Reflectir em conjunto sobre a transposição de modelos intervenção familiar para os diferentes contextos de intervenção do sistema de protecção.
  • Conhecer os modelos de intervenção familiar mas recentes que têm sido transpostos para os diferentes sistemas de protecção.

Metodologia
A formação será organizada numa oscilação entre a teoria e prática, tendo os participantes a oportunidade de visualizar um conjunto de vídeos sobre as diferentes técnicas terapêuticas, bem como a oportunidade de realizarem pequenos role-plays.

Conteúdos
  • Solution-Focused Therapy 
  • Mentalization-Based Treatment – Families 
  • Collaborative Problem Solving 


Saiba mais em www.labirintoscoloridos.com/familia.