Avançar para o conteúdo principal

Conferência com Peter Fonagy e Efrain Bleiberg

Já aqui colocámos vídeos e falámos de Peter Fonagy e Efrain Bleiberg. São dois dos maiores especialistas mundiais sobre intervençãoo com criancas e jovens. Agora eles vêm a Lisboa para uma conferência na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa no dia 22 de Maio.

Peter Fonagy é psicanalista e professor de Psicologia e director do Departamento de Psicologia Clínica, Educação e da Saúde da University College de Londres. É ainda professor visitante em Harvard e Yale. Desenvolveu a abordagem conhecida como Terapia Baseada em Mentalização (MBT) que se tem demonstrado especialmente eficaz na intervenção com crianças e jovens com dificuldades emocionais e do comportamento. Dentro desta abordagem, baseada na Teoria da Vinculação e em Neurociências, a capacidade das criancas e jovens para entenderem e fazerem sentido dos estados mentais que subjazem ao comportamento é fundamental. O seu trabalho com estas crianças e jovens no seu contexto de origem, assim como em psicoterapia individual e familiar, têm-lhe valido imensos prémios. Podem consultar as suas publicações neste link.

Efrain Bleiberg é um dos mais conhecidos psiquiatras da infância e adolescência dos Estados Unidos, tendo recebido recentemente o prémio Schonfeld pelo trabalho nesta área. É director do Serviço de Pedopsiquiatria do Texas Children's Hospital, professor de Psiquiatria e Psicologia do Desenvolvimento no Baylor College of Medicine (uma das mais importantes Faculdades de Medicina do Texas), e antigo Vice Chair da Clínica Menninger, uma clínica de saúde mental especializada em crianças e jovens com problemas de saúde mental complexos. Faz ainda parte do comité de psicoterapia da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, e é especialmente reconhecido pela sua intervenção com crianças e jovens vítimas de abusos e maus-tratos. Podem consultar a sua página neste link.

As conferências de Peter Fonagy e Efrain Bleiberg vão focar-se nos temas da responsabilidade, perturbações de saúde mental e intervenção com criancas e jovens.
As inscrições podem ser feitas para o seguinte email: idpcc@fd.ul.pt

Ambos são duas das pessoas que mais sabem sobre este tema na actualidade, pelo que aconselho vivamente a que assistam e divulguem a outros interessados na área.