Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2015

Mentalization-Based Treatment

A formação que irá decorrer no Porto sobre Intervenção Terapêutica com Famílias no Sistema de Protecção ( saiba mais aqui ) irá dedicar um dia à abordagem Mentalization Based Treatment - Families desenvolvida na última década em estreita parceria pelo Malborough Family Centre, liderado pelo Eia Asen, e o Anna Freud Centre, liderado pelo Peter Fonagy. Partilhamos aqui uma entrevista do Giovanni Mario Ruggiero ao Peter Fonagy sobre Mentalization Based Treatment. O Tiago Sousa Mendes fez no último mês uma formação com o P. Fonagy em Los Angeles sobre esta abordagem aplicada ao tratamento da Perturbação Borderline da Personalidade. Recomenda vivamente. Espero que o vídeo desperte a vossa curiosidade. 

Intervenção no Sistema de Proteção - Trabalho com Clientes Involuntários

Intervenção terapêutica com famílias no âmbito do Sistema de Protecção Porto, 25, 26, 27 de Fevereiro Unidade Empresarial de Parando Inscreva-se aqui. Uma das técnicas que vão serem trabalhadas na formação é a Terapia Focada nas Soluções. Aqui fica o Prezi que eu e a Diana Estevão fizemos sobre a adaptação deste modelo ao contexto do Sistema de Proteção.

Entrevista sobre Adopção

O tema da adopção continua a ser um dos meus interesses. Recentemente, eu e a Leonor Lucena (Fundação "O Século") tivemos a oportunidade de ser entrevistados pela Teresa Nazareth da Essejota , um projecto da Comunidade Jesuíta Online. Podem consultar a ficha técnica da entrevista em Essejota .

Intervenção Terapêutica com Famílias no Âmbito do Sistema de Protecção - Porto

PORTO, 26, 27 E 28 DE FEVEREIRO Os diferentes profissionais do sistema de proteção são diariamente desafiados a promover mudança nas relações e dinâmicas familiares de forma a conseguirem garantir a qualidade dos contextos de desenvolvimento. Este é um trabalho de particular complexidade uma vez que envolve clientes que nem sempre partilham a nossa ideia do que é o problema ou simplesmente porque se vêem obrigados a aderir à intervenção, não apresentando uma postura voluntária face ao processo de mudança. A formação foi desenhada a pensar nos profissionais que, já tendo um bom conhecimento do sistema de protecção e dos seus vários contextos de intervenção com famílias, querem explorar os modelos mais recentes de intervenção terapêutica com famílias e reflectir sobre a sua aplicação no contexto do sistema de protecção. Durante três dias os participantes poderão questionar novos paradigmas, observar vídeos de intervenção familiar e reflectir sobre a prática terapêutica com famílias