Avançar para o conteúdo principal

Intervenção com Famílias no Âmbito do Sistema de Promoção e Proteção





Os diferentes profissionais do Sistema de Proteção são diariamente desafiados a promover mudança nas relações e dinâmicas familiares de forma a conseguirem garantir a qualidade dos contextos de desenvolvimento. Este é um trabalho de particular complexidade uma vez que envolve clientes que nem sempre partilham a mesma definição do que é o problema ou simplesmente porque se vêem obrigados a aderir à intervenção, não apresentando uma postura voluntária face ao processo de mudança.

O Curso foi desenhado a pensar nos profissionais, que já tendo conhecimento do Sistema de Proteção e dos seus vários contextos de intervenção com famílias, querem explorar os modelos mais recentes de intervenção colaborativa com famílias e refletir sobre a sua aplicação no contexto do sistema de proteção.

Neste sentido o curso propõe de forma clara uma abordagem teórica - prática alicerçada nos Modelos Colaborativos de Trabalho com Famílias e nas Terapias Breves Centradas na Solução. Os participantes ao longo da formação terão oportunidade de observar diferentes videos de intervenção, realizar role play's de forma a adquirirem um conjunto de competências técnicas de intervenção.

OBJECTIVOS

  • Promover a capacidade dos formandos de criar novas realidades, nomeadamente no que respeita ao funcionamento da família e de outros sistemas sociais bem como acerca das suas inter-relações;
  • Reforçar as ferramentas de intervenção com famílias no âmbito dos sistema de proteção;
  • Reflectir em conjunto sobre a transposição de modelos intervenção familiar para os diferentes contextos de intervenção do Sistema de Promoção e Protecção;
  • Conhecer os modelos de intervenção familiar colaborativos que têm sido transpostos para os diferentes sistemas de proteção.

DESTINATARIOS

Profissionais que trabalham com famílias e crianças no âmbito do Sistema de Promoção e Protecção de Crianças e Jovens em Perigo. 
  • Psicólogos;
  • Técnicos de Serviços Social;
  • Educadores Sociais;
  • Professores;
  • Médicos.
ACREDITAÇÃO

Equivalência ao Primeiro Ano de Formação de Terapeuta Familiar da SPTF; Integrada na formação reconhecida pela Ordem dos Psicólogos para a Especialidade Avançada de Psicoterapêuta. 

Local: SPTF - Delegação Sul e Ilhas
Valor da Propina: 600 Euros
Horário: 09:30 - 13:30 (Segundas Feiras)
Datas: 20/2; 6/3; 20/3; 3/4; 17/4; 8/5; 22/5; 5/6; 19/6; 3/7; 4/9; 18/9; 2/10; 16/10; 30/10.