Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2014

Famílias de Acolhimento... Porque há abraços que transformam uma vida!

Ser família. Família de acolhimento. Ser a diferença na vida de uma criança. Interessado(a)? Conhece alguém interessado? Contacte a Mundos de Vida e ajude a escrever novas histórias de vida!

Impacto do Trauma por Bessel Van Der Kolk

Este é um excerto de um vídeo de Bessel van der Kolk, um dos grandes especialistas mundiais sobre trauma, a abordar o impacto das experiências traumáticas. Vale a pena ver e estudar os seus papers. Modelos de intervenção que não tenham em conta as experiências traumáticas parecem-me claramente desadequados na intervenção com crianças em perigo.

Formação Como Eu Sou - Últimas Vagas

FORMAÇÃO Trabalho de História de Vida e Construção da Identidade "Como Eu Sou" Carcavelos, 15,22 e 29 de Abril e 6,13 e 20 de Maio de 2014 INSCREVA-SE EM: www.pin.com.pt/comoeusou

Mentalização e intervenção com adolescentes

Intervenções baseadas em mentalização. Este é um modelo/teoria desenvolvido por Peter Fonagy e colaboradores que está solidamente enraizado na investigação, e que é cada vez mais utilizado na intervenção com adolescentes com perturbações emocionais e do comportamento. Aqui, em Houston, é o modelo predominante utilizado na Clínica Menninger, uma clínica de saúde mental de vanguarda na intervenção com adolescentes com perturbações da personalidade, muitos dos quais com histórias de trauma. Hei-de colocar aqui mais posts acerca da mentalização, mas por agora deixo o vídeo de John Allen, psicólogo clínico da Menninger a descrever o que é a mentalização.

O Poder da Empatia

Empatia e simpatia. O que as distingue?

Diferenças e semelhanças entre Bion e Winnicott - Conferência em Essex

Duas das maiores influências do acolhimento terapêutico de crianças e jovens com dificuldades emocionais e do comportamento foram sem dúvida Wilfred Bion e Donald Winnicott. Estes psicanalistas, através dos seus respectivos conceitos de Containment e Holding, marcaram muito do trabalho realizado com jovens em acolhimento terapêutico. Apesar de Bion e Winnicott serem ambos psicanalistas, desenvolveram as suas ideias em tradições diferentes. Contudo, na literatura subsequente, os conceitos de cada um aparecem muitas vezes como sinónimos perdendo a riqueza e individualidade de cada um. O Centre for Psychoanalytic Studies (CPS) da Universidade de Essex organiza no dia 15 de Março uma conferência dedicada aos pontos em comum e diferenças entre ambos estes conceitos, tão úteis na intervenção no terreno com crianças e jovens em perigo. Quem puder dar um pulo a Inglaterra, aconselho vivamente que o faça pois as conferências do CPS costumam ser fantásticas e organizadas com um espírito d...