Avançar para o conteúdo principal

Multidimensional Neglectful Behavior Scale - Child Report (MNBS-CR)

O MNBS-CR (Kantor et al., 2004) é um instrumento de avaliação psicológica inovador no sentido em que pretende avaliar o comportamento parental negligente através da percepção que a criança tem do comportamento parental.

A mudança de vértice na avaliação que os autores defendem parece ser interessante na medida que permite uma avaliação mais precisa sobre o impacto do comportamento negligente. Visto as necessidades das crianças variarem com a idade, os autores desenvolveram duas versões, uma para a faixa etária 6-9 anos e outra para a faixa etária 10-15 anos.

A escala é constituída por quatro subescalas centrais que avaliam: negligência emocional, negligência cognitiva (conceito próximo da negligência com a educação/estimulação), negligência física, e negligência na supervisão. De forma adicional, a escala apresenta ainda mais quatro escalas colaterais: apreciação da criança do comportamento negligente dos pais, exposição a conflitos e violência, consumo de álcool, depressão infantil.

Os autores apresentam dados de consistência interna aceitáveis para a faixa etária 10-15 anos, com o Alpha de Cronbach de 0.94 para a nota composta pelas primeiras quatro sub-escalas e 0.95 para a nota global (somatório de todas as sub-escalas). Nas sub-escalas centrais de avaliação do tipo de comportamento negligente os valores do Alpha de Cronbach variam entre 0.77 e 0.85, valores muito aceitáveis face a heterogeneidade dos comportamentos avaliados intra-subescala.

No que se refere à faixa etária dos 6-9 anos de idade, os dados quanto à consistência interna já não são tão favoráveis. O Alpha de Cronbach, nota composta das quatro primeiras sub-escalas é de 0.66 e na escala completa é de 0.69. Nas sub-escalas de avaliação do tipo de comportamento negligente o Alpha varia entre 0.29 e 0.60, valores muito abaixo do desejado. Os dados parece-nos sugerir que esta escala não parece ser adequada à avaliação na faixa etária dos 6-9 anos.

Referência Bibliográfica
Kantor, K. G., Holt, M. K., Mebert, C. J., Straus, M. A., Drach, K. M., Ricci, L. R., MacAllum, C. A. (2004). Development and preliminary psychometric properties of the Multidimensional Neglectful Behavior Scale-Child Report. Child Maltreatment, 9, 409-428.

PVS