Avançar para o conteúdo principal

Observação de bebés - O método Tavistock

Os centros de acolhimento que acolhem crianças mais pequenas, bebés, sabem que muito do seu trabalho de avaliação da criança e da sua interacção com a família desenvolve-se com enorme subtileza e sensibilidade.

Avaliar e compreender bebés e crianças pequenas é uma tarefa muito sofisticada e requer do observador uma enorme disponibilidade. Nos finais dos anos quarenta (1947), John Bowlby da Clínica Tavistock, desafiou Esther Bick a desenvolver um método de observação de bebés e crianças pequenas que servisse de metodologia de treino de futuros psicoterapeutas de crianças. Hoje o método é conhecido por método de observação Tavistock (Tavistock Observation Method), e é utilizado em diferentes contextos, incluindo em contextos de avaliação em matéria de protecção.

Mais recentemente foi publicado um jornal científico “peer review” só dedicado a este método de observação de bebés e crianças pequenas, o “Infant Observation”, este é um periódico que vale a pena ser subscrito pelas instituições que acolhem crianças pequenas e que melhor ilustra o impacto que o método de observação Tavistock tem tido no desenvolvimento da compreensão do desenvolvimento mental da criança pequena.

PVS