O modelo SACCS (Sexual Abuse Child Consultancy Services) começou a ser desenvolvido nos anos 80 como resposta para um conjunto de crianças que em certa altura da sua história de vida encontraram experiências de negligência e abuso, em particular de abuso sexual.
Crianças normais que se depararam com acontecimentos extremos que violaram o seu desenvolvimento psíquico e físico, afectando profundamente a forma que percepcionam o seu mundo interno e a realidade. Muitas destas crianças apresentam-se fragmentadas emocionalmente, com poucas competências para gerir os afectos e as relações sociais significativas.
Nos anos 80 o fenómeno dos maus-tratos na infância, e em particular o abuso sexual intra-familiar, era já uma realidade bem descrita e documentada no Reino Unido. Contudo existiam ainda poucas respostas estruturadas para lidar com este fenómeno. Mary Walsh e Madge Bay, em 1987, abandonam os seus empregos nos organismos públicos locais para iniciarem um projecto pioneiro que visava a intervenção terapêutica com base na ludoterapia de crianças abusadas.
O modelo foi sendo desenvolvido na década de 90 até ao presente, incluindo técnicas de construção de histórias de vida e modelos de acolhimento terapêutico.
Actualmente, o modelo de intervenção SACCS é composto por três dimensões fulcrais:
PVS
Crianças normais que se depararam com acontecimentos extremos que violaram o seu desenvolvimento psíquico e físico, afectando profundamente a forma que percepcionam o seu mundo interno e a realidade. Muitas destas crianças apresentam-se fragmentadas emocionalmente, com poucas competências para gerir os afectos e as relações sociais significativas.
Nos anos 80 o fenómeno dos maus-tratos na infância, e em particular o abuso sexual intra-familiar, era já uma realidade bem descrita e documentada no Reino Unido. Contudo existiam ainda poucas respostas estruturadas para lidar com este fenómeno. Mary Walsh e Madge Bay, em 1987, abandonam os seus empregos nos organismos públicos locais para iniciarem um projecto pioneiro que visava a intervenção terapêutica com base na ludoterapia de crianças abusadas.
O modelo foi sendo desenvolvido na década de 90 até ao presente, incluindo técnicas de construção de histórias de vida e modelos de acolhimento terapêutico.
Actualmente, o modelo de intervenção SACCS é composto por três dimensões fulcrais:
- parentalidade terapêutica (acolhimento terapêutico);
- psicoterapia;
- trabalho de história de vida.
- The Child’s Own Story: Life Story Work with Traumatized Children (2005), de Richard Rose e Terry Philpot;
- Reaching the Vulnerable Child: Therapy with Traumatized Children (2006), de Janie Rymaszewska e Terry Philpot;
- Living Alongside a Child’s Recovery: Therapeutic Parenting with Traumatized Children (2007), de Billy Pughe e Terry Philpot
PVS